ULTIMAS NOTICIAS

VAI COMPLICAR!: CHUVAS SÃO POUCAS NA PARAÍBA E DAQUI A 15 DIAS ACABA O PERÍODO INVERNOSO NO ESTADO


PERÍODO CHUVOSO NA PARAÍBA TERMINA EM 15 DIAS E 55 AÇUDES TÊM BAIXO VOLUME

Terça, 29 de Julho de 2014

Aesa monitora 21 açudes em situação crítica e 34 com 20% da capacidade.
Previsão é de chuvas no Leste e início da estiagem em 15 dias.

















Açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, está com 12,9% da capacidade (Foto: Taiguara Rangel/G1)
O período chuvoso, já encerrado no semiárido paraibano, deve continuar a recarregar o volume de açudes no Leste paraibano apenas por mais 15 dias, segundo informou nesta segunda-feira (28) a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). A previsão é de chuvas regulares nas regiões do Agreste, Brejo, Litoral e Mata no estado, mas 55 reservatórios monitorados pela Aesa na Paraíba estão com volume abaixo de 20% do total.

Conforme o instituto, 21 reservatórios estão em situação considerada crítica, com menos de 5% do seu volume total. Há ainda 34 sob observação, com 20% da capacidade máxima, e outros 65 monitorados com capacidade armazenada superior a 20%.

"O período chuvoso no setor Leste (Agreste, Brejo, Litoral e Mata no estado) permanece nesse final de julho, até a primeira quinzena de agosto, provocando recarga gradativamente nos açudes. Já no Cariri, Curimataú e Sertão, estamos em período de estiagem. Não é normal que haja chuvas com uma recarga satisfatória dos reservatórios. Acauã é alimentado pelas águas que caem na região de Campina Grande, ainda tem possibilidade de recarga, mas [o açude Epitácio Pessoa] em Boqueirão é pelas chuvas do Cariri e já entra em período de estiagem", explica o gerente de monitoramento e hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.

Dentre os grandes mananciais, apenas Acauã, no município de Itatuba, deve continuar recebendo chuvas durante as próximas semanas. De acordo com a medição da Aesa, o açude está com 65,6 milhões de metros cúbicos de água, 25,9% de sua capacidade.

O açude de Boqueirão está com 123 milhões de metros cúbicos de água, 29,9% de sua capacidade. O açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, no Sertão, está com 12,9% do volume total. O reservatório de São Gonçalo, em Sousa, possui 22,9% do volume.

Quatro mananciais na Paraíba cujas lâminas de água superam a capacidade máxima, estão sangrando. São eles: o açude de Araçagi, na cidade de mesmo nome; o Gramame/Mamuaba, no município do Conde; Jangada, em Mamanguape; e Olho D'Água, em Mari.

"As chuvas são características do setor leste, no Agreste, Brejo e Litoral. Estarão dentro da média histórica e ainda devem apresentar melhor regularidade na próxima quinzena, devido ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico e os ventos do leste sobre a costa do Nordeste, provocando o aumento das chuvas", concluiu o especialista.



Do G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T